Páginas

30 de nov. de 2010

Alergia a Jóia

Para pessoas que sofrem de alergia, saiba que dificilmente a alergia é do ouro. Ela quase sempre é de algum outro metal, normalmente o níquel, que é um dos metais usados para compor a liga de ouro, principalmente de ouro branco.

A diretriz regula o uso de níquel em jóias e permite o máximo de 5% de níquel nas ligas, pois os testes comprovaram que alergias não se manifestavam nesses casos, já que a quantidade fica muito diluída.



Saiba que quanto maior a quantidade de ouro na liga menor a chance de dar alergia. Tornando o ouro de 18K preferencial nesse caso.



A platina e o titânio também são metais que dificilmente provocam alergias, mas quase toda a produção é direcionada para a medicina e a odontologia, na forma de pinos e placas cirúrgicas. É difícil achar jóias de titânio e a platina por sua vez, é um metal raro e caro, algo como duas vezes o preço do ouro. Por isso, ainda em 1920, os joalheiros desenvolveram o ouro branco como um substituto da platina.


Um bom truque para pessoas que tem alergia é passar uma boa camada de esmalte incolor no pino e tarraxa, em qualquer área que possa encostar-se ao lóbulo. Mas esse truque não dura por muito tempo, pois o esmalte descasca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário